Com Francisco no seguimento de Cristo, hoje

Francisco de assisEm meados do ano de 1205 inicia-se para Francisco, filho de Pedro Bernardone, aquela estupenda aventura humana e espiritual que se concluirá, “tendo-se realizado nele todos os mistérios de Cristo”, na noite de 3 de outubro de 1226.

A escolha do evangelho como critério de vida tornou-o, em breve, presença transparente e fiel de Cristo que atraiu em torno dele irmãos sempre mais numerosos. Com eles, construiu uma fraternidade centrada no evangelho; para si e para eles quis que a santa mãe Igreja aprovasse a “forma de vida” que os identificava como homens penitentes, alimentados pela palavra e pelo mistério pascal, frades menores. É quase certo que foi no ano de 1209 que Inocêncio III reconhece e aprova o projeto de vida de Francisco do qual se origina a história do movimento franciscano em suas várias expressões institucionais, históricas e culturais.

Homem do evangelho

Francisco é o homem do evangelho: acreditou no evangelho, viveu o evangelho! É o homem que conserva, constantemente, o olhar do coração, fixo no mistério de Deus: Jesus Cristo feito carne, mediador entre o Pai e os homens, crucificado e ressuscitado. Sua aventura começa pelo ícone do Crucifixo de São Damião: “Vai, Francisco, e reconstrói a minha casa que está em ruínas!”. Daquele momento em diante, ele se tornou autêntico “construtor” da Igreja no testemunho e no anúncio do evangelho, que tomou, para si e para os frades, como Regra de vida.
Este mandato tornou-se para ele compromisso efetivo de evangelização através da sua própria existência simples e pobre e, dizem os biógrafos, por onde passava, chamava todos à conversão e a mudarem de vida, fixando o olhar interior em Jesus Cristo, para recomeçar dali com um sentido diferente da vida, com um novo olhar iluminado pela palavra do Senhor, com um coração capaz de perdoar e construir a paz. “Homem de um outro tempo”, o tempo eterno, o tempo de Deus, o tempo que não tem tempo, mas que é sempre o mesmo tempo atual em cada geração. Passaram-se oitocentos anos e, no entanto, ele continua vivo por causa daquela “utopia evangélica” que se mantém viva como brasas debaixo das cinzas do cotidiano.

Fonte: Milicia da Imaculada - Frei Joaquim A. Giermek, Com Francisco no seguimento de Cristo, hoje; Disponivel em: http://www.miliciadaimaculada.org.br/ver3/default.asp?pag_ID=2503 acesso em 06/10/2014.