Dom Levi Bonatto

Dlevi1

Ontem foi ordenado bispo, sob a imposição das mãos do Dom Washington Cruz, em São José dos Pinhais (PR), o monsenhor Levi Bonatto. O novo bispo auxiliar de Goiânia será apresentado à Arquidiocese no dia 6 de janeiro de 2015.Filho de Adelaide Miqueletto e de Pedro Bonatto, Levi nasceu em São José dos Pinhais (PR), no dia 6 de dezembro de 1957. Foi o segundo de seis irmãos. Em sua cidade natal cursou o ensino médio e o curso técnico de Contabilidade.

Em seguida, ingressou no curso de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nesse período atuou como dirigente estudantil no Diretório Acadêmico.Após concluir os estudos, trabalhou em diversas empresas de Curitiba como economista e na área de finanças.

Em 1980, incorporou-se à Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928. Nesses primeiros anos de vocação recebeu a formação da Prelazia e desenvolveu um trabalho de evangelização, principalmente entre os seus colegas de trabalho. Nesta época, também realizou algumas viagens a Londrina (PR), para ajudar a implantar a Opus Dei naquela cidade.

No final de 1991, foi convidado pelo então prelado da Opus Dei, bem-aventurado Álvaro del Portillo, para concluir os estudos em Roma e também preparar-se para o sacerdócio. Na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, graduou-se em Filosofia e Teologia e doutorou-se em Direito Canônico com a tese “As licenças canônicas no Código de Direito Canônico de 1982”, sendo esse trabalho publicado em 1996.

No dia 15 de setembro de 1995, na Basílica de Santo Eugênio, em Roma, foi ordenado sacerdote junto com outros 53 membros da Opus Dei. Após uma breve passagem por Madri, retornou ao Brasil para iniciar o seu trabalho pastoral na Prelazia da Opus Dei. O seu destino foi São José dos Campos (SP), onde foi capelão do Centro Universitário Esplanada e do Centro Cultural Alfa.

A partir de 2006, passou a residir, outra vez, em Curitiba, onde desempenhou as funções de capelão do Centro Cultural Universitário Marumbi, e coordenou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz no Paraná e em Santa Catarina.Nesses anos desempenhou uma intensa direção espiritual ajudando com aconselhamentos a muitos jovens, adultos, seminaristas e sacerdotes. Com aconselhamentos e palestras, também desenvolveu um trabalho no âmbito da Pastoral Familiar

Fonte: Arquidiocese de Goiânia.

Foto:

Pastoral Vocacional

Bibliografia: Dom Levi Bonatto, disponivel em: http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/comunicacao/noticias/arquidiocese/1510-dom-levi-bonatto.html. acesso em 23-12