Imprimir

Natal

natalNo Natal comemoramos o nascimento, a manifestação de Jesus ao mundo.
O Natal inicia-se no dia 25 de dezembro e termina duas semanas depois. Durante este tempo celebramos as festas: Maria Mãe de Deus e a Epifania.
( O Natal é a Segunda maior festa da Igreja).
A sua origem remonta ao ano 336. No Império Romano celebrava-se no dia 25 de dezembro a festa pagã do Sol. Os cristãos começaram a celebrar nesta mesma data o Nascimento de Jesus ( O verdadeiro Sol – a Luz Verdadeira).

SÍMBOLOS DO NATAL
1-    Coroa do Advento -  Círculo = Amor universal de Deus (ano litúrgico)
Verde = sinal de esperança e vida      4 velas do advento = simbolizam as  4 semanas de preparação para o Natal,  símbolo da  nossa fé e da alegria pelo Deus que vem.

2-    Presépio - Introduzido por São Francisco de Assis  - séc. XIII – ( nos lembra o nascimento do menino Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato – revela a simplicidade do amor de Deus.)

3-    Árvore de Natal - Simboliza o reino de Deus. ( Eu sou a árvore, e vós sois os ramos)  - Luzes = Jesus luz do mundo  - verde = esperança   
     pinheiro- resistência ao frio europeu     altura= grandeza de Deus

4- Os sinos – sinal da nossa alegria por termos um Salvador     - Nos convidam a anunciar e espalhar a todos. ( A Boa Notícia – Jesus nasceu).

5-    Anjos - Mensageiros de Deus ( os céus se abriram – Deus veio visitar o seu povo).

6-    Estrelas – O amor de Deus a luz que nos guia ( 4 direções da terra) –nos conduz rumo a luz verdadeira (Jesus) – Todo cristão é uma estrela de fé, amor e esperança para os irmãos...

7-    Velas= Simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. (Eu sou a luz do mundo  -   Vós sois a luz do mundo)

8-    Ceia =  Símbolo do banquete eterno – encontro da  família ( festejar o nascimento de Jesus  - nossa verdadeira vida).

9-    MARIA, JOSÉ e os  PASTORES...
( Maria  =  Colaboradora de Deus  - Casa de Deus ( Deus não habita em edifícios de pedra -  habita no coração do ser humano vivo)
Natal = Deus se tornou um de nós. ( se fez homem)

a)    Jesus = Filho amado de Deus  – Só a grandeza de Deus  pode se tornar tão pequena (frágil menino) para que o possamos encontrar no amor)
O AMOR DE DEUS É UM MISTÉRIO – Só podemos compreender através do olhar da fé  - humanamente isto é loucura  (Natal e Eucaristia são mistério de fé)

b)    Jesus é Luz -  Iluminar as trevas  do mundo ( Deus vem brilhar em toda a terra – todas as nações hão de ver a Salvação que vem de Deus.

c) Jesus é o Príncipe da Paz – Paz na terra/ paz aos homens ( Paz sem fim)
     ( o poder Romano com a  Pax-Romana – oferecia uma  falsa paz). A verdadeira Paz está em Jesus.
  Nós somos enviados para sermos portadores de sua paz ( A paz esteja convosco... Ide. Em paz )  que o Espírito Santo nos guia na paz.

O Natal para a sociedade ( para o mundo sem Deus)  é o natal do:  comércio, dos presentes, das luzes,  do barulho, do  comer e beber,  das farras  que muitas vezes geram:     conflitos, tristezas e até mesmo a  morte.

E nós cristãos  como devemos celebrar o Natal?  A primeira atitude deve ser a nossa conversão ( mudar  de vida ) afastar de nós tudo o que impede a vida acontecer.  Fazer propósitos de  viver como sinal de vida, de paz e unidade na vida pessoal, familiar, comunidade e na sociedade. Assumir compromissos que estejam a serviço da vida.  Favorecer  a partilhar e a solidariedade.Viver em comunhão com Deus e com os irmãos.  Caminhar com  simplicidade, dignidade e humildade   ( como foi o nascimento de Jesus).

Natal =  É a certeza de que somos amados por Deus. É a certeza de que não estamos sozinhos  - Deus está conosco!  É convite a uma vida nova. Deus quer a nossa felicidade, mas espera a nossa colaboração para que a mesma exista.

Muita Paz e Alegria
Feliz Natal!


Com carinho,
Pe. Donizete