Batizados

Agenda de Batizados

O Batismo é o fundamento da vida cristã; é a porta que se abre para os outros Sacramentos, por ele nos tornamos filhos de Deus, membros  da Igreja e participantes de sua missão.
Para  ser  padrinho  ou  madrinha  é  necessário  ser  batizado(a)  fiel as orientações da Igreja e ter, no mínimo 16 anos de idade.

Orientações sobre os Batizados de Crianças até 07 anos

“Sobre o sacramento do Batismo, assim se expressa o Catecismo da Igreja Católica:

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis ianua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-os membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus está sacramentum regenerationis per aquam in verbo – O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra” (n. 1213).”

PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE O SACRAMENTO DO BATISMO

• Toda pessoa ainda não batizada pode ser batizada (cf. CDC, cân. 864).
  • O sacramento do Batismo não pode ser negado àquele que o pede, a não ser que haja uma razão grave para isso. Se houver algum impedimento ou dificuldade, o Batismo pode ser adiado até que se elimine tal impedimento.
  • Antes do Batismo das crianças, os pais ou responsáveis e padrinhos façam o Encontro de Catequese Batismal. O encontro, além de preparação imediata para o Rito do Batismo, é umaforma de catequese para adultos.
  • Os pais e os padrinhos devem participar de forma integral do Encontro e receber o devido certificado.

INSCRIÇÃO PARA O BATISMO

• No ato da inscrição, se há algum problema de natureza pastoral para batizar a criança os pais serão encaminhados para o pároco para que ele analise o caso e dê a solução. Somente o pároco tem o direito e o dever de analisar o caso em questão.
  • A inscrição é feita na secretaria paroquial presencialmente pelo responsável da criança com os seguintes documentos: (ORIGINAL) (Não precisa trazer Xerox)
  1.  Certidão de nascimento da criança;
  2. Documento pessoal dos Pais;
  3. Número de telefone dos pais;
  4. Comprovante de endereço dos pais;
  5. Certificado de participação no Encontro de Preparação dos pais e dos padrinhos;
  6. Documentos pessoais dos padrinhos;
  7. Número de telefone dos padrinhos;
  8. Comprovante de endereço dos padrinhos;
  9. Certidão ou Lembrança da Crisma dos padrinhos;
  10. Certidão de casamento religioso católico dos padrinhos (se casado);
  11. Autorização para o Batismo, caso proceda de outra inscrição territorial, pelo pároco com seu parecer, em circunstâncias extraordinárias.
  12.  Contribuição de R$ 30,00

INSCRIÇÃO PARA QUEM VAI FAZER SOMENTE O CURSO DE BATISMO

a)Documento pessoal

b) Endereço

c)Telefone

d) Contribuição de 10,00

CATEQUESE BATISMAL (CURSO) E CELEBRAÇÃO DO BATISMO

A preparação para o Batismo acontecerá no 3º sábado do mês das 14h às 17h na Igreja Matriz.

Agenda para a preparação (Catequese para os pais e padrinhos de Batismo):

• 17/02/2024
  • 20/04/2024
  • 29/06/2024
  • 17/08/2024
  • 26/10/2024
  • 30/11/2024

Os batizados acontecerão no 3º Domingo do mês às 9h30’ na Igreja Matriz. Em caso de impossibilidade desse dia ou horário, procurem a Secretaria Paroquial para combinar outra data e horário possível para realizar o batizado. Agenda dos Batizados 2023

• 18/02/2024
  • 28/04/2024
  • 30 /06/2024
  • 18/08/2024
  • 27/10/2024
  • 01/12/2024

No dia da celebração a Paróquia vai oferecer a toalhinha branca.

A vela e a lembrança do Batismo são entregues pela paróquia no dia da celebração.

INFORMAÇÕES SOBRE OS PADRINHOS:

• Cân. 873. - Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.
  • Cân. 874. §1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
  1. 1º - seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz às vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
  2. 2º - tenha completado dezesseis anos de idade,
  3. 3º - seja católico (a), crismado (a), já tenha recebido o Santíssimo Sacramento da  Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
  4. 4º - não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
  5. 5º - não seja pai ou mãe do batizando

“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19).

Pastoral do Batismo- Paróquia Bom Jesus / Informações: 3206-1768 /3206 5971(Whatsapp)