Imprimir

O Ano Santo da Misericórdia

httpwww.arquidiocesemilitar.org.brprogramacao para o ano santo da misericordiaNo dia 13 de março, segundo aniversário da sua eleição, o Santo Padre anunciou oficialmente o 29º Jubileu da história da Igreja, defendendo que “ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus” e que a Igreja “é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém. As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecado, maior dever ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem”.

A alusão às “portas escancaradas” quer lembrar que o Jubileu começa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro e, por outro lado, vemos a metáfora da infinita misericórdia de Deus.

O papa chama o Jubileu de “O Ano Santo da Misericórdia”. É um Jubileu extraordinário. A bula do anúncio se chama “Misericordiae Vultus” (“O rosto da misericórdia”).

O início do Jubileu será no dia 8 de dezembro deste ano, festa da Imaculada Conceição, lembrando os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, e termina na Festa de Cristo Rei do Universo em 2016, no dia 20 de novembro de 2016.

Na bula  o papa Francisco escreve: "Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa". É preciso salientar o primado da misericórdia na vida da Igreja.

O papa nos pede para pormos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. O lema do Ano Santo é a exortação de Jesus: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso" (Lc 6, 36).

Queria escrever mais, mas o meu espaço acabou. Afinal, queria só abrir o apetite para você leitor(a) saborear nossa revista. A Bula fala tão bonito sobre a misericórdia que você não pode deixar de ler. Busque na Internet e mergulhemos todos nós na infinita misericórdia do Pai. Sejamos testemunhas da misericórdia.

                                                                        

Texto por: Dom Emanuel Messias de Oliveira - Bispo de Caratinga (MG)
Fonte: CNBB - Disponivel em:http://cnbb.org.br/
Foto disponivel em: http://www.arquidiocesemilitar.org.br/programacao-para-o-ano-santo-da-misericordia