Lectio Divina 2014

lectio-divinaA lectio divina, leitura orante da Palavra de Deus, é um elemento de fundamental importância para a vida de todo cristão, afinal, a Palavra de Deus está na base de toda a espiritualidade cristã.Toda leitura da Palavra deve ser acompanhada de oração. A lectio é verdadeiramente capaz de desvendar o tesouro da Palavra de Deus e também de criar o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, Palavra eterna do Pai.

A metodologia da lectio divina compreende os seguintes passos: leitura (lectio), meditação (meditatio), oração (oratio), contemplação (contemplatio) e ação (actio). Ao comerçarmos a lectio, somos convidados a ler o texto várias vezes com o questionamento: o que me diz o texto? Feito isso, seguimos para o segundo passo, a meditação, durante o qual nos perguntamos: que nos diz o texto bíblico? Aqui é o momento propício para cada um, individual e comunitariamente, se deixar sensibilizar e pôr em questão aquilo que a Palavra vai trazendo ao coração.

Afinal essa Palavra é presente e atual. Seguindo, chegamos à oração, com a pergunta: que dizemos ao Senhor em resposta a essa Palavra? A oração, nas suas diversas formas ‒ pedido, súplica, ação de graças...‒ é uma primeira afirmativa de que a Palavra nos transforma e modifica. Sendo assim, somos levados à contemplação, assumindo o dom de Deus em nós. Ao olharmos a realidade na qual estamos inseridos, interrogamo-nos: qual é a conversão da mente, do coração e da vida que o Senhor nos pede? A Palavra de Deus deve transformar nossa vida, palavras e atitudes; ela deve ser critério para o nosso discernimento. E, por fim, a ação. A lectio divina deve levar o fiel a uma ação concreta de entrega total, dom de si aos outros na caridade.

O Setor Juventude, ao realizar a lectio divina direcionada aos jovens, tem a convicção de que eles, como membros ativos da Igreja, dispõem de uma abertura espontânea à escuta da Palavra de Deus e um sincero desejo de conhecer Jesus. Diante de tantas questões que surgem em seu interior, somente Deus pode dar a verdadeira resposta. Cremos que o anúncio explícito da Palavra de Deus ajuda os jovens no colóquio e na familiaridade com a Escritura. Ela precisa ser como uma bússula em suas vidas, capaz de nortear e orientar sua caminhada.

Assim nos orientou o Papa Bento XVI no início de seu pontificado: “quem faz entrar Cristo, nada perde, nada, absolutamente nada daquilo que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só nesta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só nesta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. (…) Queridos jovens, não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, e dá tudo. Quem se entrega a Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo, e encontrareis a vida verdadeira” (Ex. apostólica Verbum Domini).

Agenda Lectio Divina 2014

Todos os sábados:
08/03 - Jesus Vence as tentações
15/03 - Transfiguração
22/03 - A Samaritana
29/03 - Cura do cego de nascença
05/04 - Ressurreição de Lázaro
12/04 - Celebração penitencial
13/04 - Catequese JMJ 09 horas / Jornada Arquidiocesana da Juventude

Local: Paróquia Universitária São João Evangelista, Praça Universitária, fone 3946-1681
Horário: 19:30 horas
Orientação: Dom Waldemar